logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890

Diferença entre Nuvem pública, privada e híbrida

Está claro para grande parte das empresas que é necessário investir em uma boa infraestrutura na Nuvem, mas qual a diferença nuvem pública, privada e híbrida e qual devemos escolher?
 

A computação em nuvem ganhou destaque nos últimos dois anos como uma das tecnologias essenciais para o ambiente corporativo, muitas empresas contam com computação em nuvem para ganhar flexibilidade, mobilidade e segurança. Assim, conseguem tornar-se mais competitivas no mercado sem comprometer custos. Descubra abaixo as características dos 3 tipos de Nuvem e saiba em qual o seu negócio se encaixa:

 

 

Nuvem pública

 

Com a vantagem de ter uma implantação simples, rápida e com custos reduzidos, a nuvem pública é a opção da maioria das empresas de pequeno e médio porte, especialmente em empresas que usam as aplicações de forma secundária, como na hospedagem de sites e e-mails, por exemplo.

Na nuvem pública é utilizado um modelo padrão de cloud computing, fornecido por um provedor de serviço externo, que é compartilhado por diversos clientes. Ao distribuir gastos com a infraestrutura entre diversos usuários, é possível que o provedor barateie o custo da nuvem pública. Assim, cada cliente pode usufruir do serviço e realizar o pagamento de acordo com a utilização.

No sentido de economia, a nuvem pública é vista como um investimento estratégico. Com ela, os recursos contratados são alterados facilmente, bastando alguns cliques para diminuir ou ampliar os serviços oferecidos aos usuários. Assim, não é preciso adquirir novos servidores para garantir que todos tenham infraestrutura e performance dentro da empresa.

 

Nuvem privada

 

Geralmente presente em empresas que tem uma maior necessidade de monitoramento e controle de dados que trafegam nos servidores, já que contrário da nuvem pública, na nuvem privada a infraestrutura que o provedor de serviços entrega é disponibilizada para uma única empresa, hospedando informações num local ou centro de dados específico, isso dá maior segurança e um tempo de resposta muito rápido, mas uma vez que os gastos não são divididos entre demais clientes, a empresa é responsável por toda a manutenção dos serviços, da troca de hardware aos controles de segurança.

 

Nuvem Hibrida

 

É a solução de computação em nuvem de empresas que utilizam os dois conceitos acima juntos (pública e privada). A empresa normalmente opta por deixar dados mais críticos em nuvens privadas e acessos e conexões que exigem menos controle e segurança são armazenados na nuvem pública.

 

Como a computação em nuvem trará benefícios para a sua empresa?

 

A grande vantagem da computação em nuvem está na acessibilidade, pois sistemas e dados armazenados podem ser utilizados de qualquer lugar, isso traz flexibilidade e agilidade, especialmente em corporações em que os colaboradores precisam se ausentar para reuniões externas com clientes, fornecedores etc.

 

Para gestores de TI, a computação em nuvem representa também diminuição de custos e agilidade na rotina de trabalho, pois a empresa deixa de se preocupar com montagem de servidores físicos, atualização ou configurações de software, além é claro dos custos com energia que também são reduzidos em até 87%, conforme pesquisa da Universidade Northwestern.

 

A OTG conta com uma equipe especializada que pode te ajudar a realizar essa migração para Nuvem de uma forma segura e eficiente. Saiba mais clicando aqui

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website