logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890
imagem capa TI Verde

TI Verde: Vantajoso para o seu negócio e para o meio ambiente

Você já ouviu falar em TI Verde ou Green IT? Essa prática é a tendência que promete trazer muitos benefícios para a sua empresa e tem como objetivo trazer uma nova mentalidade para negócios: a consciência das práticas que podemos adotar para reduzir o impacto negativo que causamos na natureza.

Conheça alguns princípios sobre o TI verde:

 

Redução de emissão de gases e redução de custo de energia

 

Basta olhar em volta, basicamente tudo que utilizamos no trabalho faz uso de energia elétrica e essa custa extremamente caro, principalmente no Brasil.

 

Um ranking que mede o custo da energia foi divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) no dia 9 de janeiro de 2017. Ele mostra que o custo desse insumo no Brasil é de 402,26 reais por MW-h. O valor é 46% superior à média internacional, de 275,74 por MW-h.

 

Entre os países analisados, a Índia apresenta o custo de energia elétrica mais alto (596,96 reais por MW-h). Seguido da Itália (536,14 reais), Singapura (459,38 reais), Colômbia (414,10 reais), República Tcheca (408,91 reais) e Brasil (402,26 reais).

 

blog imagem

Imagem (fonte: Reprodução pesquisa firjan – 2017)

 

Para tentar reduzir a emissão de gases e consumo de energia procure implementar a cultura de economia no ambiente de trabalho, isso se inicia desde a escolha de equipamentos (até mesmo computadores) ao uso consciente dos funcionários em relação ao uso dos aparelhos. Procure criar um check list onde os monitores devem ser desligados ao fim do expediente e que equipamentos são desligados enquanto não estão sendo usados, inclusive o ar condicionado que é grande consumidor de energia e causa grandes desperdícios quando não utilizado com atenção e sem manutenção adequada.

 

Além de novas práticas integradas, é necessário ficar atento ao servidores da empresa, que possui equipamentos que geram bastante calor, verifique se o local que estão alojados colabora para que permaneçam resfriados, aposte em refrigeração inteligente e ventiladores de velocidade variável.

 

Apostar em cloud, reduz drasticamente o consumo de energia. Saiba mais sobre cloud clicando aqui

 

Descarte ecológico

 

Quando um equipamento precisa ser substituído, o que fazer com ele? Para que a empresa descarte o equipamento corretamente conte com empresas especializadas neste serviço. A OTG oferece este serviço de descarte, a grande vantagem deste processo é que estabelecemos um modelo financeiro que possibilita aos nossos clientes receberem o Certificado de TI Verde sem precisarem investir, tendo em visto o alto custo para descarte sustentável. Todos os equipamentos de TI verde da OTG são desmontados por inteiro em nossos laboratórios, sendo que peças em boas condições de uso são Remanufaturadas, testadas e se aprovadas utilizadas como peças de reposição em contratos de manutenção, já partes como carcaças e ferragens, bem como peças defeituosas ou condenadas vão para o descarte Ecológico.

 

Selos de cerificação – Empresas Verde

 

Empresas Verde, são aquelas que adotam as medidas ecológicas, quais incluem o TI verde mas não se restringem a estas ações. No Brasil, as empresas verde são reconhecidas pelos seguintes programas/selos:

 

    • Rainsforest Alliance Certified
    • Selo Procel
    • Site Sustentável
    • ISO 14000
    • Selo Verde
    • Conselho Brasileiro de Manejo Ambiental FSC Brasil
    • Programa Carbon Free
    • CNDA
    • EcoCert
    • IBD Certificações (Instituto Biodinâmico)
    • Processo Aqua de Construção Sustentável
    • Comitê Leed

 

Os selos de certificação, eco-selos ou selos ambientais são formas de atestar que as ações sustentáveis desenvolvidas pela sua empresa realmente são amigas da natureza e seguem determinados parâmetros que neutralizam ou reduzem seu impacto no entorno.

 

Uma pesquisa realizada em 2014 pela União para o Biocomércio Ético (UPBE) com sete países, entre eles o Brasil, mostrou que 89% dos consumidores brasileiros esperam que as empresas reconheçam e incluam em suas políticas internas a importância da biodiversidade – e 95% deles desejam ser informadas das ações sustentáveis das empresas, seja por meios da internet ou por anúncios publicitários.

 

Nota-se que adotar o TI verde se mostra vantajoso para empresas em vários aspectos: primeiro em questão a sustentabilidade, ao se responsabilizar pelo que produz e consome dentro do TI, pela economia de energia que é consumida que e está diretamente ligada a redução de gastos e pela imagem de comprometimento e responsabilidade que passará aos clientes e parceiros. Hoje não basta que uma empresa empenhe-se somente no bom trabalho que entrega a um cliente, o mercado pede por novos parceiros conscientes e adotam cada dia mais auditorias e exigem relatório de boas práticas para se certificar disso.

 

Descarte seus servidores, storages e switches, ganhe espaço e ajude uma instituição de caridade!

 

A OTG, na renovação do data center, pega seus equipamentos antigos, libera espaço para seu negócio e faz uma doação, equivalente ao número de equipamentos, para uma instituição de caridade a escolha do cliente.

 

Na OTG, TI verde não é um discurso, é um modelo de negócio viável!

 

Saiba mais sobre clicando aqui

 

Fonte: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/quanto-custa-a-energia-eletrica.htm

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website